quinta-feira, 23 de abril de 2009

2009 | Pequeno inventário de lugares-comuns

Je m'intéresse à ce que j'ai appelé La petite mémoire, une mémoire affective, un savoir quotidien, le contraire de la grande mémoire préservée dans les livres. Cette petite mémoire, qui forme pour moi notre singularité, est extrêmement fragile, et elle disparaît avec la mort.
Christian Boltansky








“Pequeno inventário de lugares-comuns” é um projeto sobre o universo das ações ordinárias e das pequenas memórias que nos constituem diariamente. Em cena, Vivian Miller, Laura Samy, Paulo Mantuano, Dani Lima e Felipe Rocha investem na construção de imagens onde movimentos, palavras, objetos e sonoridades criam inventários daquilo que passa normalmente desapercebido no correr da vida, da “poética do cotidiano”.

A poética do cotidiano
Criar abalos na percepção habitual que temos da vida de todos os dias para que aquilo que está invisível se ofereça à visão. E neste projeto interessa particularmente dar visibilidade a esta dimensão oculta que se encontra no seio do que é mais próximo, do que se faz todos os dias e, que no entanto, (e por isso mesmo) não se vê. O oculto é oculto porque é ao mesmo tempo demasiado desdobrado, demasiado próximo, demasiado cotidianamente consumido para que tomemos consciência dele. Oculto não pela inacessibilidade, mas pela exposição, sem fim, da evidência cotidiana.



O tempo
Segundo o filósofo romano Sêneca, “a parte da vida que realmente vivemos é pequena. Todo o resto da existência não é vida, mas o tempo”. E segundo John Lennon, "a vida é aquilo que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos". Pequenas experiências e ações sem relevância do dia a dia seriam imagens materializadas do tempo? Normalmente não sentimos o fluxo do tempo. Embora saibamos que ele está passando a cada minuto, ele não é, na maior parte das vezes, conscientemente percebido, da mesma forma que a maioria dos nossos pensamentos, ações, gestos e falas. Não é curioso que passamos a maior parte das nossas vidas vivendo coisas que consideramos desimportantes e que sequer temos consciência de estar vivendo?

Close your eyes,
Have no fear,
The monsters gone,
He's on the run and your daddy's here,

Beautiful,
Beautiful, beautiful,
Beautiful Boy,

Before you go to sleep,

Say a little prayer,
Every day in every way,

It's getting better and better,

Beautiful,

Beautiful, beautiful,
Beautiful Boy,

Out on the ocean sailing away,
I can hardly wait,
To see you to come of age,
But I guess we'll both,

Just have to be patient,
Yes it's a long way to go,
But in the meantime,


Before you cross the street,
Take my hand,
Life is just what happens to you,
While your busy making other plans,

Beautiful,
Beautiful, beautiful,
Beautiful Boy,
Darling,

Darling,
Darling Sean.


Este projeto foi inteiramente desenvolvido em colaboração com todos os artistas envolvidos. Estreou em Setembro de 2009 no Espaço Sesc, Rio de Janeiro.



Criação e Interpretação: Dani Lima, Felipe Rocha, Laura Samy, Paulo Mantuano e Vivian Miller
Ambientação: João Modé
Vídeos: Paola Barreto e Lucas Canavarro
Música: Felipe Rocha
Luz: Renato Machado
Assistência de direção: Alice Ripoll
Dramaturgia desenvolvida em colaboração: Alex Cassal, Alice Ripoll, Dani Lima, Laura Samy, e Vivian Miller
Concepção geral: Dani Lima
Produção: Carla Mullulo e João Braune – Fomenta Produções

http://pequenoinventriodelugarescomuns.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário